sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Por que tão poucos conhecem os Jesters?

JESTERS OF DESTINY
FUN AT THE FUNERAL

Dimension Records (Metal Blade), EUA, 1986


Jesters Of Destiny, essa curiosa banda californiana. A eles foi dado o rótulo “alternative metal”, bem antes de isso virar um sub-gênero. Por quê? Eles não se encaixavam em nenhum gênero em particular, nem no hoje clássico heavy metal de sua época e do selo Metal Blade (que os havia lançado em sua série Metal Massacre com a faixa “End of Time”, presente aqui). Também não fariam parte da cena hard-rock de L.A.: sua inquietação excedia, de longe, aqueles limites. Além do mais, as composições, apesar da cara pop, eram quase todas inviáveis no rádio, até pelos tímidos elementos progressivos, com exceção para “Diggin’ That Grave”, faixa de abertura deste LP. Um disco pouco sujeito a rótulos. Nem mesmo o estilo que, anos mais tarde, viria a se chamar “alterna-metal” e suas variações têm ligação com o som dos Jesters.
Após Fun at the Funeral, eles lançaram um EP só com covers, In a Nostalgic Mood (grande título), também antes de essa prática ser moda, e debandaram, deixando ainda um segundo álbum não-lançado.

Fun at the Funeral ficou como testamento definitivo dos Jesters, um álbum sem paralelo em sua época. Aliás, sem época. Talvez por isso naufragou comercialmente, servindo apenas aos felizardos ouvidos de uns poucos aventureiros do rock pesado.

Para ouvir Fun at the Funeral, baixe os mp3 da edição em CD, em duas partes:
http://rapidshare.com/files/10123647/Jesters_of_Destiny_-__1984__Fun_at_The_Funeral_-_album_e_arte.rar
http://rapidshare.com/files/10280972/Jesters_of_Destiny_-__1984__Fun_at_The_Funeral_-_bonus_tracks.rar
Obs.: Apesar de os nomes dos arquivos listarem 1984, o álbum é mesmo de 1986. Ah... Quem se importa, afinal? Seria um estranho no ninho em qualquer época!

2 comentários:

Sérgio Alpendre disse...

fall from grace...clássico

bolloxi disse...

thank you SO MUCH for posting this album - been looking for JoD stuff for YEARS now with no luck until today.